19 de Abril - Dia do Índio



💚Olá Pedagogas e Pedagogos!💚

Se você ainda não leu o post: Dia do Índio - REFLEXÃO NECESSÁRIA - Peço para ler antes de conferir as dicas, pois lá eu compartilho a respeito da minha visão sobre o dia do Índio! ⇒ https://dicasdaprofessoradani.blogspot.com/2019/04/dia-do-indio-reflexao-necessaria.html 

Bora para as Dicas!?

1. Inicialmente seria bem legal você trabalhar a semana do Índio, e não o dia, para abordar o tema com calma e qualidade!

2. Em uma roda de conversa, pergunte para as crianças o que elas sabem sobre os Índios. Quem são, onde vivem, o que gostam de comer, vestir e o que gostam de fazer! 
Peça para desenharem, se possível. 
Em seguida, mostre a eles imagens dos índios fazendo coisas comuns, como fazemos! Indo a escola, usando o celular, o computador, usando roupas! Com essas figuras você fala que o Índio que vive na mata, caça sua comida, mora em ocas e ficam peladinhos, são índios de muitos anos atrás e que hoje, a maioria dos índios vivem como nós! 

3. Se seus alunos forem bem pequenos, será legal você fazer um teatrinho contando uma história, mais ou menos assim: 

"Há muito tempo atrás os Índios viviam em ocas, tribos, no coração da mata mas, ao longos dos anos, com o aumento da população urbana, industrialização, desmatamento de uma grande parte das florestas, os índios tiveram que se adaptar. Hoje eles trabalham, estudam, moram em casas, apartamentos, usam celular, tecnologia e etc, mas mesmo assim, carregam suas raízes e história, a sua cultura religiosa, musical, artística, medicinal e natural. É uma minoria que ainda vive em tribos, isoladas ou não da civilização, mas que grande parte delas possuem energia elétrica, água e assistência médica. 

(Fiz um resumo da ideia, mas você elabore com mais detalhes e carinho! ♡)

Esse teatrinho pode ser com fantoches ou com as próprias crianças!


4. Com os fantoches sugeridos acima, também é legal abordar as lendas indígenas! Explicando que os Índios gostavam de contar muitas histórias, para compreenderem de forma lúdica o desconhecido para eles!



5. A Arte Indígena: Encontramos a arte indígena em praticamente todo o território brasileiro. Em cerâmicas (vasos de argila, pintados com formas geométrica), máscaras, pintura corporal, cestaria...

  • Vasos de cerâmica: Dê às suas crianças argila e um pote com água. Deixe-as explorar a textura da argila, e depois você vai ensinado-as a modelar o vaso umedecendo a argila com água! (sim! Você vai se lambrecar também) Dica fácil: Disponibilize potinhos, tipo esses de amendoim que compramos em supermercado, para as crianças usarem como "forma" ou seja, ela vai modelando a argila em volta do potinho, e quando secar, ajude-a a tirar o potinho, sem quebrar a argila! Geralmente a argila seca de um dia para o outro. 
          
               No momento da pintura, coloque imagens dos vasos, para que as crianças se inspirem ao enfeitar o seu! Com tintas, pinceis ou palitos!

Lembre-se: Claro que o vaso não ficará perfeito! O importante é a criança fazer e ter orgulho da peça que criou! Seja uma professora (ou professor) que estimula a arte!
  • Se seus alunos são pequenos, eu sugiro você entregar a eles uma peça pronta, em formato de pena! Assim, peça a eles que pintem como quiserem!


  •  Pintura Corporal: Se você ainda é muito apegada nessa história de pintar o rosto de seus alunos e colocar um belo cocar (de xerox? Sério mesmo?) então faça isso de forma mais artística. Como? Que tal deixar seus alunos pintarem uns aos outros!? Disponibilize tinta facial (SE CERTIFICANDO QUE NÃO TENHA NENHUMA CRIANÇA ALÉRGICA), e peça para pintarem uns aos outros! Em duplinhas! Esse tipo de atividade será divertida para as crianças! Fique participando de forma à evitar que se machuquem!

6. O Cocar! 
                      Para os índios Fulni-Ô de Pernambuco, o Cocar é um objeto sagrado que conecta o guerreiro ao grande espírito. Ele é utilizado somente pelos homens. O cocar pessoal não é normalmente vendido, mas podem se transformar em um presente para alguém querido. Quem ganha um cocar deve cuidar muito bem dele, assim como aqueles que compram um. (Fonte: https://solanomundo.com.br/o-significado-do-cocar-para-os-indios-fulni-o-de-pernambuco/).
                     Sendo assim, se você quer confeccionar um cocar com suas crianças, faça-o de uma forma que elas participem de sua confecção!

                     Minha opinião: Xerocar um cocar e dar para eles pintarem, não é NADA significativo! Tente dar à eles um cocar bem colorido, de TNT, ou papel cartão e disponibilize tintas, colas coloridas, grãos como: arroz, feijão, milho, café (porque não!?) e deixe-os criarem!

7. Instrumentos e musicas indígenas! 
                   Os índios são um exemplo de "Faça você mesmo!". Então não seria diferente com instrumentos musicais e, consequentemente, com sua musicalidade!

                  Confeccione instrumentos musicais com eles utilizando sucatas! Como nos modelos acima e deixe a criatividade de cada um voar solta!



Espero que você tenha gostado das dicas! 
Que esteja compreendendo minha linha de trabalho, minhas opiniões e a maneira que administro esse blog, que é minha cara! 

E lembre-se: Comente!
Seu comentário é importante para esse blog não ser um monólogo! 



                   



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Casa que Rimava

Dia Mundial da água - Atividades

Era uma vez... Um gato Xadrez!