Dia do Circo!
🎪Respeitável Público! hahahaha
Olá Pedagogas e Pedagogos!!🎪
Dia 27 de Abril comemora-se o Dia do Circo! E acho uma ótima oportunidade para explorar cores, formas e movimento!
Bora para as dicas?
- Aproveite o momento da roda de conversa para fazer uma pesquisa com seus alunos: Quem já foi ao circo? E monte com eles um gráfico. ⇨⇨⇨⇨⇨⇨

- A partir do gráfico, questione seus alunos sobre o que têm de legal no circo, dando voz aos que já foram e os que não foram. Explorando a imaginação de cada um!
- Filmes para trabalhar esse tema: Quintal da cultura - Circo: https://www.youtube.com/watch?v=yrrncAmG9sE / O Diário da Mika - O Palhaço: https://www.youtube.com/watch?v=Z9pBFer_xbg (Esse é ótimo para trabalhar o medo de palhaços!)
- IMPORTANTE - Leve para a sala a figura de um circo e a figura de um círculo, pois eles fazem confusão com essas duas palavras e seus significados.
- Ainda na roda de conversa, apresente figuras de personagens do circo, descrevendo a função de cada um!
- Hora de atividade artística: No Google e no Pinterest, tem muitas ideias para registro artístico, e separei aqui algumas de que mais gostei!
- Para explorar cores, pensei em fazer para as crianças uma "mágica das cores", em seguida propor uma pintura de interferência utilizando as cores que vimos na "mágica". Na folha terá o rosto do palhaço e as crianças farão o corpinho dele!
Essa mágica das cores DEVE SER FEITA POR UM ADULTO! Não pode deixar as crianças se aproximarem! No site Manual do Mundo, nesse link: http://www.manualdomundo.com.br/2010/11/a-magica-da-agua-que-muda-de-cor/ explica tudo direitinho!
- O palhaço cabeludo! Nessa atividade, entregarei para as crianças um palhaço (só o rosto) com uma cabeleira! Cada criança irá cortar o cabelo do palhaço! Trabalhando a psicomotricidade.
- Com várias formas geométricas, solicitarei para cada criança fazer o seu palhacinho inteiro de formas geométricas:
- Nesse momento de criar um palhaço de formas geométricas, seria interessante você usar um artista como referência, como por exemplo Romero Britto, com a tela "O Palhaço":
- E o movimento? Vale levar as crianças no pátio e brincar de malabarista, equilibrista, palhaços, bailarinas, o que a imaginação pedir! No equilibrista, eu faço um risco no chão com giz de lousa e as crianças vão passando em cima desse risco, com um pé na frente do outro, segurando um guarda-chuva! É importante você utilizar da criatividade para fazê-la acreditar que está na corda bamba do circo! Elas se divertem! No lugar do risco, você pode colocar uma corda ou um cabo de vassoura (sempre no chão, para não ter acidentes).
- Curiosidade: Qual a sua opinião sobre o uso dos animais para nossa diversão? A revista Galileu nos trás esse questionamento e é bom termos conhecimento para informarmos melhor nossas crianças, caso elas nos questione se tem animais no circo ou não! Segundo o artigo, utilizar animais em arte circense, é crime ambiental desde 2009. Confira no link! https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2018/04/qual-e-o-preco-que-os-animais-pagam-pela-nossa-diversao.html
E aí, o que você achou das dicas? Compartilhe nos comentários outras dicas também!
Muito Obrigada por sua visita!
Comentários
Postar um comentário